top of page
Buscar

Japão quer criar um elevador que leva pessoas até o espaço

Atualizado: 16 de mar. de 2023



Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas na realidade é um projeto concreto: um sistema de elevador que transportará pessoas até o espaço. O plano é liderado pelo Japão, que almeja ser o primeiro país a concretizar essa ideia.

O país pretende construir um elevador que possa transportar até 30 pessoas em uma cápsula oval a uma velocidade de 200 km/h, em um trajeto de oito dias. O motor elétrico impulsionará a cabine através de um cabo que terá um comprimento total de 96.000 km.

Para testar o conceito, o Japão deve lançar um teste no espaço, que consiste em um mini elevador de apenas 10 cm. Esse mini elevador será lançado da ilha de Tanegashima, no Japão, e, quando chegar ao espaço, viajará por um cabo de 10 metros suspenso entre dois mini satélites.

O teste estava programado para ocorrer em 10 de setembro, mas precisou ser adiado devido à previsão de chegada do tufão Jebi.

O time encarregado do empreendimento, cujo objetivo é alcançar a Estação Espacial Internacional localizada a 400 km de altitude, é constituído por um grupo de profissionais da Escola de Engenharia da Universidade Shizuoka. Durante a fase de testes, um dispositivo de

gravação integrado à estrutura registrará todas as etapas do processo.


Mas a ideia de construir um elevador espacial não é recente. Há décadas, cientistas têm sonhado com essa possibilidade.

Uma das primeiras propostas foi feita pelo físico russo Konstantin Tsiolkovsky em 1895, inspirado pela Torre Eiffel em Paris. Ele imaginou que poderia usar uma estrutura semelhante para lançar objetos ao espaço, aproveitando a força centrífuga gerada pela rotação do planeta.


No entanto, a realização desse sonho sempre foi um desafio. Agora, a equipe de especialistas da faculdade de Engenharia da Universidade Shizuoka, no Japão, está confiante em seu sistema, desenvolvido pela empresa Obayashi Corporation com um custo de quase US$ 9 milhões (cerca de R$ 38 milhões). O objetivo é alcançar a Estação Espacial Internacional, que fica a 400 km de altura. Um teste será realizado em breve para avaliar a viabilidade da ideia.

Durante a fase inicial do projeto, um porta-voz da empresa afirmou que seus especialistas em construção, clima, dinâmica do vento e design confirmaram que a construção de um elevador espacial é possível. A previsão é que o projeto esteja concluído e pronto para ser lançado até o ano de 2050.

Yoji Ishikawa, líder da equipe de pesquisa, também acredita que a construção de um elevador espacial é altamente plausível, e que no futuro as viagens espaciais podem se tornar algo comum.

Apesar dessas visões otimistas, há quem discorde.

VENTOS CONTRARIOS


Encontrar um material forte o suficiente para resistir à gravidade e aos ventos da atmosfera é o principal obstáculo para a concretização do projeto de um elevador que leve pessoas ao espaço. Para isso, projetos têm proposto o uso de nanotubos de carbono, que são substancialmente mais resistentes do que o aço.

Tanto a NASA quanto a Agência Espacial Europeia estão empenhadas em tornar viável a ideia do elevador espacial, mas o físico americano Bradley C. Edwards prevê que a construção do elevador ainda vai levar pelo menos mais 20 anos.

Em 2009, a Agência Espacial Europeia apresentou um protótipo do elevador espacial na Segunda Conferência Internacional de Elevadores Espaciais, enquanto a empresa canadense Thoth Technology Inc. obteve uma patente nos Estados Unidos para criar uma torre inflável de 20 km de altura que serviria ao mesmo propósito.

No entanto, para o empresário Elon Musk, cuja empresa SpaceX está envolvida na exploração espacial, a ideia de um elevador espacial é "extremamente complicada". Em uma conferência no MIT, ele declarou que seria mais fácil construir uma ponte de Los Angeles a Tóquio do que um elevador espacial.

Fonte BBC Brasil

[Japão]




131 visualizações0 comentário
bottom of page