Atualizado: 5 de abr.

Antes precisamos informar que ser um motorista de TVDE é um profissão e não deve ser vista como uma forma de ganhar uma renda extra nas horas vagas.
Se você pensa que com o seu carro pode ir 'trabalhar umas horas como Uber' e tirar uns euros extras, como costumamos ver no Brasil, você está enganado.
Com a introdução no ano de 2019 da lei que regula o setor, ser motorista TVDE em Portugal é uma profissão regulada, o que necessitará investimento de sua atenção, tempo e até um pouco de seu dinheiro para poder exercê-la se o seu objetivo é desempenhar uma profissão séria, seja a tempo integral ou parte do tempo desde que seja constante, esta é uma otima escolha e muito compensadora.
Se trata de uma profissão interessante, nada entediante, que vem crescendo e que permite ótimos rendimentos.
DEFINIÇÕES
Para que você possa entender melhor sobre esta profissão e como ela funciona em Portugal, vamos falar sobre algumas definições importantes do ramo a seguir:
TVDE:
Significa Transporte em veículo descaracterizado a partir de plataformas eletrônicas.
Plataformas eletrônicas:
São as empresas que atuam como intermediários entre os passageiros e os motoristas. Como por exemplo a Uber, Kapten, Bolt e a Cabify.
Operador de TVDE:
São as empresas que cumprem os requisitos legais para operar viaturas TVDE e contratar motoristas TVDE.
Motorista de TVDE:
O motorista pode ser o único funcionário do operador de TVDE se a empresa for sua , pode ser um trabalhador por conta de outros ou pode ainda ser um prestador de serviços. Para ser um prestador de serviços, precisa estar inscrito como tal na AT.
O motorista tem uma conta na plataforma. Uma conta pessoal, que é independente da conta do operador. Um motorista pode transitar entre operadores de TVDE, mantendo sempre com a mesma conta.
CMTVDE :